1. Sustentabilidade em Contexto Empresarial 3,0 h
1.1 conceito e os pilares da sustentabilidade.
1.2 Os 3 pilares: ambiental, social e econômico.
1.4 Panorama global: mudanças climáticas, ESG, economia circular e ODS.
1.5 Benefícios da sustentabilidade para as empresas (eficiência, reputação, lucro).
2. Diagnóstico e Impacto Empresarial 4,0 h
2.1 Identificação da pegada ambiental da empresa (carbono, água e resíduos).
2.2 Cadeia de valor sustentável: fornecedores e clientes
2.3 Ferramentas práticas: pegada de carbono, consumo de água e gestão de resíduos.
2.4 Cadeia de valor sustentável: mapeie fornecedores e processos para identificar oportunidades.
2.5 Estudos de caso: empresas que transformaram desafios em resultados positivos.
3. Estratégias para um futuro sustentável 5,0 h
3.1 Economia circular e gestão de recursos.
3.2 Práticas de eficiência energética e uso de energias renováveis.
3.3 Redução de desperdício: modelos de produção mais limpa.
3.4 Responsabilidade social: integração com comunidades e diversidade.
3.5 Inovações tecnológicas no contexto da sustentabilidade.
4. Sustentabilidade como Estratégia Competitiva 4,0 h
4.1 Integração da sustentabilidade no planeamento estratégico 4,0 hh )
4.2 ESG: como usar critérios ambientais, sociais e de governança para criar valor
4.3 Comunicação e marketing sustentável: como engajar stakeholders
4.4 Riscos e oportunidades: reputação, regulamentações e certificações
5. Criação de um Plano de Sustentabilidade 4,0 h
5.1 Ferramentas para planejar a sustentabilidade corporativa (SWOT sustentável, metas SMART)
5.2 Identificação de prioridades: áreas de maior impacto na empresa
5.3 Elaboração de um plano de ação com metas a curto, médio e longo prazo
5.4 Apresentação dos planos elaborados pelos participantes e feedback.