Apresentação da Formação

Esta formação está orientada para empresas que desejam alinhar seus objetivos estratégicos aos princípios da sustentabilidade.

Durante o curso, serão abordados os principais desafios ambientais, sociais e econômicos contemporâneos, oferecendo ferramentas práticas para integrar a sustentabilidade nas operações diárias e na tomada de decisões empresariais.

O curso destina-se a gerentes e gestores de equipas, como diretores executivos, financeiros, operacionais, gestores de recursos humanos, coordenadores de equipas.

É ideal para líderes com capacidade de decisão estratégica que desejam integrar práticas sustentáveis aos negócios, melhorar a reputação da empresa e alinhar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Este curso visa sensibilizar os formandos sobre a sustentabilidade como uma ferramenta estratégica, capacitando-os a identificar e implementar práticas que beneficiem o meio ambiente, a sociedade e a competitividade empresarial, além de desenvolver habilidades para elaborar um plano de sustentabilidade alinhado às metas e necessidades da empresa.

No final do curso o/a formando/a é capaz de:

  • 1. compreender os conceitos fundamentais de sustentabilidade, mudanças climáticas e impactos ambientais.
  • 2. identificar desafios e oportunidades relacionados à sustentabilidade no contexto empresarial.
  • 3. identificar ferramentas e metodologias para implementar práticas sustentáveis em processos, produtos e operações.
  • 4. elaborar um plano de sustentabilidade corporativa alinhado a metas globais (ex.: ODS) e às necessidades específicas da empresa.
1.Sustentabilidade em Contexto Empresarial3,0 h
1.1 conceito e os pilares da sustentabilidade.
1.2 Os 3 pilares: ambiental, social e econômico.
1.4 Panorama global: mudanças climáticas, ESG, economia circular e ODS.
1.5 Benefícios da sustentabilidade para as empresas (eficiência, reputação, lucro).
2.Diagnóstico e Impacto Empresarial4,0 h
2.1 Identificação da pegada ambiental da empresa (carbono, água e resíduos).
2.2 Cadeia de valor sustentável: fornecedores e clientes
2.3 Ferramentas práticas: pegada de carbono, consumo de água e gestão de resíduos.
2.4 Cadeia de valor sustentável: mapeie fornecedores e processos para identificar oportunidades.
2.5 Estudos de caso: empresas que transformaram desafios em resultados positivos.
3.Estratégias para um futuro sustentável5,0 h
3.1 Economia circular e gestão de recursos.
3.2 Práticas de eficiência energética e uso de energias renováveis.
3.3 Redução de desperdício: modelos de produção mais limpa.
3.4 Responsabilidade social: integração com comunidades e diversidade.
3.5 Inovações tecnológicas no contexto da sustentabilidade.
4.Sustentabilidade como Estratégia Competitiva4,0 h
4.1 Integração da sustentabilidade no planeamento estratégico
4.2 ESG: como usar critérios ambientais, sociais e de governança para criar valor
4.3 Comunicação e marketing sustentável: como engajar stakeholders
4.4 Riscos e oportunidades: reputação, regulamentações e certificações
5.Criação de um Plano de Sustentabilidade 4,0 h
5.1 Ferramentas para planejar a sustentabilidade corporativa (SWOT sustentável, metas SMART)
5.2 Identificação de prioridades: áreas de maior impacto na empresa
5.3 Elaboração de um plano de ação com metas a curto, médio e longo prazo
5.4 Apresentação dos planos elaborados pelos participantes e feedback.
Metodologia: Aulas teóricas com estudos de caso reais. Discussões e dinâmicas em grupo para troca de ideias e experiências. Workshops práticos para a criação do plano de sustentabilidade. Avaliação e feedback individualizado.
Guias práticos e templates para diagnóstico e plano de sustentabilidade. Estudos de caso inspiradores. Ferramentas online para cálculo de impacto ambiental.

Sobre o Formador:

Formador nas áreas de comunicação, inovação e desenvolvimento de talentos.

Possui formação superior nas áreas de comunicação, gestão e sustentabilidade em espaços rurais, com vasta experiência em:

  • Empreendedorismo
  • Gestão de recursos humanos
  • Biotecnologia

Conta com uma sólida trajetória profissional:

  • 25 anos de experiência como formador, mentor e professor
  • 16 anos na liderança de equipas
  • 10 anos na gestão de projetos de inovação e sustentabilidade

Atua como empresário agrícola desde 2015.

CLCC em Portimão
Típo
Duração0 horas
Início18/02/2025 [curso ref_2477]
Certificação nº.-345 Gestão e administração
Preço240 €
Pagamento total com 12 € desconto
valor isento de IVA e detutível no IRS

Nota Importante! No espaço abaixo indique-nos os motivos pessoais e/ou profissionais que lhe levam a querer frequentar esta formação. Mensagem